Postado por : Patrick segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


Em muitas cenas em animes e mangás, constantemente vemos homens ou mulheres com hemorragia nasal ao se depararem com situações “excitantes”.
A noção de que a excitação induz o nariz a sangrar (hanaji “鼻血”) não é apenas uma parte do anime ou mangá. Ele também se tornou uma lenda urbana. Mas será que isso é verdade?
O site japonês Netallica trouxe esse ponto a tona antes de ouvir um médico otorrinolaringologista.
Você sabia que essa representação é específica apenas no Japão? De acordo com o Baidu (gigante de buscas Chinês) a “representação de hemorragia nasal ao ver uma linda garota” é uma as 10 “coisas” da animação japonesa que são difíceis de entender fora do Japão.

Segundo o Dr. Kanaya Kouichirou – Otorrinolaringologista, “A noção de que a excitação sexual faz com que a frequência cardíaca e pressão arterial aumentem é algo que é um fato bem documentado, porém, na realidade, a excitação sexual e narizes sangrando não têm ligação direta”.
Sangramento no septo nasal muitas vezes é provocado por hemorragias nasais.  No caso de crianças, “meter o dedo no nariz” pode causar sangramento. Há toda uma série de outras razões que podem causar sangramento nasal, que variam de ar seco, uso de cocaína e de alergias a hemofilia e muito mais (a Mayo Clínica tem uma lista mais detalhada).

“Sangramento nasal”, o médico acrescenta, “são, provavelmente, usado para mostrar de uma maneira “diferente” quão excessivamente grande a mudança induzida pela excitação sexual é”. Em resumo, podemos dizer que o sangramento nasal nada mais é do que um código/representação para ejaculação.
Acredita se que a primeira pessoa a introduzir o tema foi o mangaka Yasuji Tanioka no inicio de 1970. O mangá em questão foi Yasuji no Mettameta Gaki Dou Kouza. Outros mangakas gostaram da expressão e começaram a replica-la em seus próprios trabalhos.
Hemorragias nasais induzidas por excitação sexual parecem não ser apoiada pela ciência médica, na verdade eles se tornaram uma abreviação para estimulação sexual. Mas uma coisa é certa, se a indústria fez e faz isso durante muitos anos, não espere que esse sangramento pare tão cedo.


FONTES:

Faça um Comentário

Inscrever-se para Posts | Assinar comentários

- Copyright © Doce Anime - Doce Anime - Design por Bruno Martinez -